Resenha Quando Nietzsche chorou
CURSO DE PSICOLOGIA
VIVIANE APARECIDA CAYUELA ORTEGA
RESENHA
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO DE PSICOLOGIA
VIVIANE APARECIDA CAYUELA ORTEGA
RESENHA
Resenha apresentada como parte da disciplina de Atividades complementares, sob orientação da professora Jamile .
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
RESENHA
PERRY, Pinchas. Quando Nietzsche chorou (filme). EUA, 2007. Drama, 106 min.
O filme ‘Quando Nietzsche chorou’ baseado no romance Irvin D. Yalondo, apresenta o encontro fictício do médico fisiologista Dr. Joseph Breuer, orientador do psicanalista Sigmund Freud com o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, a partir desse encontro emerge profundas reflexões filosóficas e inicia se uma grande amizade entre ambos.
Inicialmente Drº Josef Breuer é procurado por Lou Salomé, amiga de Nietzsche, esta relata sua preocupação com o filósofo que após não tê-lo correspondido á sua paixão começa a receber cartas que deixam claro seu desespero, passando ideias de suicídio, Lou pede ao médico que realize o tratamento ( ainda experimental) da cura pela fala, porém Nietzsche deve entender que seu tratamento será devido as fortes dores de cabeça, pois não admitiria que possuía problemas que não fossem as suas enxaquecas. Breuer aceita realizar o tratamento, vencido pelo charme de Lou que está empenhada em curá-lo de seu desespero.
Entre ficção e realidade, Breuer, que também está passando por uma fase atribulada após se envolver emocionalmente com uma de suas pacientes (Anna O.), inicia o tratamento e parte da premissa de que para ajudar Nietzsche precisa deixar que o filósofo o ajudasse, assim Breuer propõe uma troca onde ele trataria suas dores de enxaqueca e o filósofo o ajudaria em suas questões existenciais. A partir daí o filme conta com profundas reflexões