Resenha do livro : Quando Nietzsche chorou
Resenha do livro Quando Nietzsche chorou
Obra de Irvin D. Yalom
Raquel Carolina G.P.Silva
07/05/2012
Resenha do livro Quando Nietzsche chorou.
Obra de Irvin D.Yalom.
Irvin Nasceu em 1931,em Washington ,filho de imigrantes russos, Psiquiatra e escritor.
Mesmo sabendo que Nietzsche e Breuer nunca se encontraram o romance criado por Irvin D. Yalom ,escritor de outras grandes obras também como as mentiras do divã, a cura de Shopenheur entre outros , em Quando Nietzsche chorou ,podemos perceber o cuidado que o escritor teve com seus personagens que tomou emprestado da historia da psicanálise, utilizando os maiores percursores e pais da psicanálise entre eles o filosofo Frederick Nietzsche, o psiquiatra e psicanalista Doutor Breuer, e o pai da psicanálise Freud, nos leva quase a crer na sua veracidade ,tamanha a sutileza de detalhes.
Irvin aborda no livro os desafios, e as consequências das escolhas que o ser humano faz em sua vida, o sentimento de frustração que encontramos em algumas pessoas, um sentimento de que não se viveu o que o intimo desejou, mas sim o que as conveniências sociais lhe impuseram.
Irvin nos aproxima de Breuer como sujeito inserido em uma dada sociedade onde as suas regras determinavam quem e como o homem, para serem respeitados deveriam ser naquela época um homem bem sucedido e completo era aquele homem que seguia as principais etapas regidas pela moral da religião e da sociedade.
O homem deveria estudar se formar e logo depois constituir família, isto feito dentro das convenções sociais, e o casamento eram algo mais que uma questão de cumprir uma norma ou tradição. No romance, Breuer se encontra nesta etapa de vida, onde se vê envelhecendo, questionando-se, o que fizera de sua vida, quando deparado ao desafio de ajudar a Nietzsche a pedido de Lou Salomé uma jovem, a frente de seu tempo que lhe desperta lembranças sobre Ana O. Uma ex-paciente sua a qual teria se apaixonado, recorre a ele com um pedido