Funcionamento do alternador
GERADORES PARA VEÍCULOS AUTOMOTIVOS
O alternador é um componente acionado por correia, ligado ao motor de combustão interna, que tem por finalidade recompor a carga da bateria gasta durante a partida e fornecer energia aos componentes elétricos, todos os consumidores conectados ao alternador, durante o funcionamento do motor.
Com a evolução dos veículos automotivos houve a incorporação de uma série de componentes de potência que aumentam a demanda de energia consumida. O aumento de trânsito nas cidades, com veículos funcionando em baixas rotações, levaram aos limites de funcionamento e aplicação dos dínamos convencionais (com coletor), pois quanto maior a amplitude da variação de rotação, mais difícil se tornará o controle da conversão da corrente alternada produzida pelo dínamo para corrente contínua, para suprir a pot&encia necessária dos consumidores e carregar a bateria.
Para acompanhar a evolução nos veículos, a obtenção de corrente contínua sem a utilização de coletor, foi fornecida ao sistma, através de uma ponte retificadora, a base de diodos semicondutores de silício, os quais podem ser facilmente instalados no gerador devido as suas reduzidas dimensões. Ela permite a retificação da corrente alternada, de forma que o alternador forneça corrente contínua. Com estas características podemos denominar o alternador como : “gerador de corrente contínua, sem coletor”.
Regulador de tensão: sistema que controla a corrente de excitação do campo do alternador de forma a manter a tensão dentro dos limites especificados.
PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
O alternador se baseia no princípio de indução eletromagnética para gerar energia elétrica, que a partir de um condutor (um fio ou espira) é atravessado pelas linhas de um campo magnético, uma voltagem é induzida neste condutor. Isto independe do movimento entre o campo magnético e o condutor.
Imagine um condutor imóvel com um campo magnético em rotação. Se as extremidades do conector