levantamento de Dados
Antes de se iniciar um projeto é necessário saber o que será realizado, quais planos e ideias, com esta concepção definida, devem-se obter informações a respeito do projeto, realizando levantamentos físicos com ajuda de um topografo ou agrimensor, colhendo todas as informações, como: localização de postes, arvore, elementos construídos, desníveis, dimensões, passeios e outros, ainda também, levantamentos burocráticos, cujo se refere a consultas à Prefeitura Municipal, localizando o lote no município, posicionamento com relação ao norte, levantamento do zoneamento na região. Este serão artefatos úteis para as próximas fases servindo de insumos para que os analistas e projetistas criem o que foi pedido. As entrevistas com os clientes é fator crucial, pois, demonstram seus objetivos, hábitos e necessidades.
PROGRAMA DE NECESSIDADES
Documento preliminar que caracteriza o empreendimento ou projeto de estudo, contém o levantamento de informações necessárias, incluindo a relação de setores que o compõem, suas ligações, necessidades de área, características gerais, requisitos especiais, posturas municipais, códigos e normas pertinentes (NBR6492 – Programas de necessidades).
Conforme estudo do levantamento de dados, o programa de necessidades é um resumo de todas as exigências e parâmetros definidos pelo empreendedor. Cujo, consiste na listagem de todos os projetos necessários a serem projetados e de todos os elementos que virão a compor com uma descrição precisa de todos os detalhes, com as expectativas dos futuros moradores, definição dos ambientes internos e externos, quantidade e dimensões, todas as características do processo construtivo a ser empregados, bem como, das instalações elétricas (numero de pontos de luz, tomadas, interruptores, aquecedores e outros), nas instalações hidrossanitárias, tipo de fundação e estrutura a ser empregada, cobertura mais conveniente a situação, ainda também, alguns parâmetros de desempenho, como