RESENHA DO FILME QUANDO NIETZSCHE CHOROU
811 palavras
4 páginas
RESENHADO FILME QUANDO NIETZSCHE CHOROU
Baseado no best-seller e premiado romance de Irvin Yalom, o filme “Quando Nietzsche Chorou” conta a história de um encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud. Nietzsche é ainda um filósofo desconhecido, pobre e com tendências suicidas. Breuer passa por uma má fase após ter se envolvido emocionalmente com uma de suas pacientes, Bertha, com quem cria uma obsessão sexual e fica completamente atormentado. Breuer é procurado por uma moça, muito petulante, Lou Salome, amiga de Nietzsche, com quem teve um relacionamento atribulado. Ela está empenhada em curá-lo de sua depressão e desespero, assim pede ao médico que o trate com sua controversa técnica da “terapia através da fala”. O tratamento vira uma verdadeira aula de psicanalise, onde os dois tiveram que mergulhar em si próprios, num difícil processo de auto-conhecimento. Eles então descobrem o poder da amizade e do amor.
I - RESUMO COM AS PRINCIPAIS IDEIAS DO FILME
Houve uma aproximação “armada” entre Breuer e Nietzsche,
havia certa semelhança nas histórias de ambos. Apaixonados por mulheres “inalcançáveis”, seja ainda que por motivos diferentes, num momento estas histórias de ambos se encontraram e serviu para aumentar a cumplicidade dos dois. Nietzsche vivia atormentado e pensava em suicidar-se, pois não era correspondido no amor e também porque vivia uma “ebulição” ou um fervor intelectual que emanava dele na época. Tinha as ideias muito avançadas para o seu tempo.
Lou Salomé procurou o Dr. Breuer e disse que um amigo estava preparando-se para se suicidar, deu as dicas de como deveria tratar o seu amigo e conduzí-lo na terapia. Dr. Breuer perguntou quais eram os sintomas que ele apresentava e ela disse que sentia dores de cabeça torturantes, mas ela não queria que ele o curasse fisicamente apenas, ela queria mais, que ele trata-se o desespero de Nietzsche
Dr. Breuer disse que