Psicologia organizacional
O psicólogo organizacional é um profissional que atua no contexto que envolve o trabalho do homem nas organizações. A psicologia organizacional se enquadra na categoria de psicologia aplicada, ocupando-se tanto da ciência psicológica como com a sua aplicação aos problemas das pessoas nas organizações. Ela se preocupa em compreender o comportamento individual e aumentar o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho. A vida das pessoas depende intimamente das organizações e estas dependem da atividade e do trabalho das pessoas.
Nosso grupo através das pesquisas e entrevistas realizadas, observou o campo de atuação desses profissionais, os psicólogos organizacionais, envolvem diversas atividades, sendo algumas atividades tradicionais, como citamos abaixo, a titulo de exemplos:
Recrutamento: O envolvimento do psicólogo nessa atividade se dá na medida que conhece o perfil do funcionário ideal para ocupar a vaga existente.
Seleção de pessoal: A atividade do psicólogo nesse campo é encontrar o candidato a uma vaga que mais se aproxime do perfil necessário para ocupa-lo.
Treinamento: Nessa atividade o psicólogo é chamado a desenvolver e implementar programas de treinamento entre os funcionários de forma a melhorar seus desempenhos, pode ainda planejar e aplicar os treinamentos. Mais recentemente o mercado tem solicitado ao psicólogo organizacional o desempenho de atividades novas e entre elas podemos citar a ergonomia e assessoria no planejamento de grandes instituições.
Nos dados coletados em nossas entrevistas com relação ao campo de atuação das psicólogas entrevistadas, podemos afirmar que ambas atuam na área organizacional, mas em atividades diferentes, uma das profissionais LGB atua dentro da organização, na área de RH – Recursos Humanos, fazendo recrutamento, seleção e a preparação do funcionário para o desligamento da empresa; a outra CFM atua na área de treinamentos, realizando desde a criação/montagem do treinamento, até a