Economia
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
CONCEITOS DE TRABALHO
Atividade Supervisionada da disciplina de Economia de Empresas, como complemento de horas e requisito parcial para a obtenção de nota.
Prof.: Luis Davi Vicensi Siqueira
CAXIAS DO SUL, ABRIL DE 2013
1.Estatísticas de Trabalho
1.1 Tipos de Pesquisas conjunturais de emprego Para acompanhar os dados do mercado de trabalho brasileiro, existem três tipos de pesquisas estatísticas mensais ou de curto prazo. Pesquisas domiciliares: demostram o calculo de variaveis taxas, dentre eles estimativas de taxa de desemprego, como a pesquisa Mensal de emprego(PME) do IBGE e a pesquisa do emprego e desemprego (PED).Este tipo de pesquisa permite captar e compreender os dados do mercado de trabalho formal e informal.Porém, investigam a situação de emprego apenas nas regiões metropolitanas, deixando assim, o trabalho rural por exemplo, de fora deste tipo de pesquisa. Pesquisas em empresas: permitem o calculo de estimativas sobre a evolução da oferta de empregos, entre elas a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES) do IBGE.Esta pesquisa em especifico, produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do emprego e dos salários nas atividades industriais (assalariado, admissões, desligamentos) registradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ. Cadastro Geral de empregados e desempregados (CAGED):É o registro permanente de admissões e demissões de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho. Serve como base para a elaboração de pesquisas, análises, estudos, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações em todo o país.
1.2 Emprego Formal, informal e trabalho decente O trabalho formal é,toda a atividade laboral com benefícios e carteira profissional assinada. Consiste em