Psicologia organizacional
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
LUCIENE ALEXANDRE AMARAL
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
TEIXEIRA DE FREITAS-BA
2010
LUCIENE ALEXANDRE AMARAL
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração - Licenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Organizacional .
Professora: Sara Maria de Melo Elgenneni
TEIXEIRA DE FREITAS-BA
2010
INTRODUÇÃO
As organizações como um todo buscam um estado de equilíbrio interno para enfrentar os desafios do ambiente externo. A psicologia organizacional cada vez mais cumpre um papel importante e decisivo na formação de pessoas e de um ambiente organizacional favorável para lidar com a adversidade. Seguindo este liame de idéias e outras contribuições valiosas a psicologia organizacional aborda um leque de questões fundamentais como: o estudo do comportamento individual e coletivo, o desenvolvimento da personalidade, a formação de liderança, e as aptidões e habilidades humanas. Com isso oferecem suporte às decisões especialmente as relacionadas aos processos de gestão de pessoas.
De um modo geral as pessoas têm emoções, ideais, valores éticos e morais que podem influenciar o ambiente de trabalho. Aplicar os conhecimentos da psicologia organizacional é vital para desenvolvimento das pessoas e conseqüentemente da organização. O escopo da psicologia organizacional não se limita apenas ao recrutamento e a seleção de pessoal se estende também à aplicação de testes, acompanhamento de pessoal, treinamento, análise de função, cargo, avaliação de desempenho, assessoria, aconselhamento psicológico, orientação, treinamento e diagnóstico organizacional com vistas ao bem estar de cada indivíduo e ao desempenho superior da organização.
A psicologia organizacional apóia com técnicas e