Psicologia Organizacional
Personalidade deriva do latim - Persona - que significava máscara, ou seja aquilo que queremos parecer aos outros. Na Psicologia, a personalidade é uma organização dos vários sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais que se interligam, determinando o modo como o indivíduo se ajusta ao ambiente em que vive.
É um conjunto de características que exercem uma espécie de força interna capaz de determinar a forma como um sujeito se comporta. Ela é recorrente e consistente de maneira que a compreendemos, prevendo como um sujeito irá reagir diante de uma determinada situação. Hoje em dia acredita-se que 40% da personalidade é de origem genética, enquanto os 60% restante são moldados pelo ambiente em que se vive.
Fatores que influenciam a Personalidade
São três os fatores e estão relativamente interligados, embora a influência desses, seja diferente nos diferentes indivíduos e nas diferentes fases da vida, a saber:
• Influências hereditárias;
• Meio social;
• Experiências pessoais;
Influências hereditárias
Cada pessoa apresenta-se na sua singularidade fisiológica e morfológica. O padrão genético estabelecido no momento da concepção influencia as características da personalidade que um indivíduo desenvolverá. De forma que, um dano que afete o cérebro, herdado ou causado ao nascer, pode ter grande influência sobre o seu comportamento. Na determinação do temperamento estão as variações individuais do organismo, concretamente a constituição física e o funcionamento do sistema nervoso e do sistema endócrino, que são em grande parte hereditários.
Além disso, os fatores somáticos ou orgânicos como o peso, a altura e o funcionamento dos órgãos dos sentidos podem afetar o desenvolvimento da personalidade.
O estudo dos gêmeos é um dos métodos usados para analisar o papel da hereditariedade e demonstrou que, na generalidade, é nas características da personalidade que a semelhança é menor, em comparação com as semelhanças