Massa, volume e densidade
b.) O volume de um objeto é a medida que quantifica o espaço por ele ocupado. O caso mais simples, consiste num cubo sólido, em que o seu volume é dado por l × l × l, onde l é o comprimento da aresta do cubo.
O conceito de volume aplica-se somente a objetos com três dimensões, sendo o volume nulo para objetos a duas ou a uma dimensão. No exemplo anterior, o volume de uma face (duas dimensões) ou de uma aresta do cubo (uma dimensão), é em ambos os casos nulo.
No caso de uma substância no estado gasoso, o volume por ela ocupada é igual ao volume do recipiente que a contém.
A idéia de que objetos com grande volume têm maior massa comparativamente a objetos com menor volume é incorreta.
A relação entre estas duas grandezas, massa e volume, designa-se por densidade, e corresponde ao quociente entre a massa do objeto, e o seu volume.
Deste modo, de dois objetos com o mesmo volume, aquele que tiver maior densidade, terá também maior massa.
c.) Densidade como conceito é uma das propriedades dos sólidos, dos líquidos e inclusive a medida do grau de compactação de um material: sua densidade. A densidade é uma medida de quanto material se encontra comprimido num espaço determinado; em termos mais técnicos; densidade é a quantidade de massa por unidade de volume.
A densidade se define como a relação que existe entre o volume e a massa de um objeto ou substância. É uma propriedade física que é característica das substâncias puras e é considerada uma propriedade intensiva, já que é independente ao tamanho da mostra.
2- a.) 1- Colocando ele na