Psicologia Organizacional
A psicologia organizacional em si estuda fenômenos psicológicos presentes nas corporações, atuando sobre os problemas organizacionais relacionados a gestão de recursos humanos.
Além disso está ligada ao bem estar dos colaboradores e as emoções geradas no ambiente de trabalho.
Outro papel fundamental do psicólogo nas empresas é realizar a interlocução entre o indivíduo e a organização,gerencia.
Ou seja o psicólogo busca uma maior sinergia entre colaborador e organização, de forma a facilitar para que ambos atinjam seus objetivos na relação.
Algum benefícios que essa área proporciona é a oportunidade para entrar no mercado de trabalho, é também um trabalho dinâmico e estratégico, e faz com que a psicológica seja reconhecida no mercado corporativo.
Uma das maiores dificuldades é a divergência entre os trabalhadores e diretoria.E ainda há muita resistência da gerencia em entender o papel do psicólogo.
Nessa área a palestrante frizou bem que o sucesso vem a partir de um trabalho diferenciado.E está com perspectiva de mercado aquecido para psicólogos organizacionais, com possibilidades de expansão.
Algumas atividades são o recrutamento e seleção de pessoas- analisar o requisito das vagas e o perfil dos candidatos, treinamento de desenvolvimento, treinamentos de integração de novos contratados com a empresa,programa de qualidade, pesquisa sobre o clima do trabalho, programa de incentivo, políticas de recursos humanos.
Achei a palestra da Ana Carolina muito esclarecedora, e os exemplos reais de sua empresa foram muito importantes para ilustra a teoria.
Porém não me imagino trabalhando nessa área, nunca tive interesse, e já acho q fazer o estagio obrigatório com ela não será fácil.