Psicologia Organizacional
ATIVIDADE 01
No final do século XIX e no início do século XX, ouve um grande crescimento industrial nos EUA, as indústrias cresciam de forma acelerada, empregando um grande número de funcionários e aumentando significante a fabricação de seus produtos, surgindo a necessidade de uma mudança no sistema de gerenciamento das organizações onde este serviço quase não existia e quando havia, era feito de forma precária, os gerente não tinham um embasamento das decisões a serem tomadas.
Foi quando um engenheiro norte-americano chamado Frederick Winslow Taylor, conhecido hoje como o pai da administração, decidiu resolver os problemas de produção das organizações estabelecendo um padrão de execução do trabalho, onde passaria a ter um controle não só da empresa como também obteria o controle sobre o trabalhador, de uma forma que a empresa passaria a economizar mais, e ao mesmo tempo possuiria um aumento de produção, fazendo com que o trabalhador desempenhasse suas tarefas de forma correta com o objetivo de ter uma produtividade e um lucro maior. Para Taylor a empresas deveriam introduzir os quatro princípios fundamentais da Administração Científica, que eram:
• Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
• Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
• Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
• Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.