Trabalho proposição
PROPOSIÇÃO SIMPLES:
GAMA, 2014
1 - INTRODUÇÃO
A lógica matemática trata do estudo das sentenças declarativas, conhecidas como proposições e tem por objetivo elaborar procedimentos que permitam obter um raciocínio correto na investigação da verdade, distinguindo os argumentos validos daqueles que não o são.
O filosofo grego Aristóteles (384 – 322 a.c) iniciou o estudo da lógica, fazendo uma representação do processo do pensamento. No século XIX o matemático inglês George Boole, criador da Algebra Boolena, descreveu operações de lógica e de probabilidade.
Este artigo tem por objetivo tratar do estudo da proposição, bem como da sua classificação atômica, abordando as noções fundamentais, sua importância no saber filosófico, na lógica e mais especificamente no cálculo proposicional. Busca ainda, reunir conceitos que auxiliem no entendimento de seu significado tanto cognitivo como pedagógico na área de raciocínio lógico.
2 – DESENVOLVIMENTO
PROPOSIÇÕES
Em lógica chama- se proposição a uma sentença afirmativa, que só pode assumir os valores verdadeiros ou falsos. Não há uma terceira opção “princípio do terceiro excluído”.
Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo, “princípio da não contradição”.
As proposições são expressões a respeito das quais têm sentido dizer que são verdadeiras e falsas. Não são proposições: Frases interrogativas, exclamativas, imperativas, optativas, frases sem verbo e sentenças abertas.
As proposições podem ser classificadas em: Simples ou atômicas e compostas ou moleculares.
Exemplos de proposições.
1 – Curitiba é a capital do Paraná.
2 – Todos os animais são mamíferos.
3 – Quero mais café! Traduz um desejo. Logo, não é uma proposição por tanto, não podemos atribuir o valor lógico.
4) 3 + 4 = 7.
5) 1 maior > que dois.
6) Ele é médico ( não é uma proposição, pois a palavra ele