Memorial
2) Comunicação e Informação têm sido utilizadas como referência para demarcar a contemporaneidade, caracterizada como a era das tecnologias de informação e comunicação, sociedade informacional. Era da mídia, e outros.
3) Pretende estimular o debate,trazer a tona questões paradoxais e epistemológicas suscitadas pelas dimensões tecnológicas e sociais da mediação entre informação e comunicação; ; sobre relações geradas pelo acesso, transmissão e recepção/utilização de informações; sobre a comunicação entendida como processo na transmissão de informações; sobre as práticas e profissões mantidas pelas duas áreas; sobre o caráter simbólico da comunicação; sobre as diferentes e, ao mesmo tempo, complementares formas de intervenção social, cultural e política das duas áreas; sobre rupturas e aproximações dos paradigmas que atribuem às ciências da informação a proeminência da técnica e à comunicação o caráter social de suas ações.
4) A discussão epistemológica sobre a proximidade e o distanciamento entre Informação e Comunicação está relacionada a questões histórica, técnica e científica engendradas pelas duas áreas de conhecimento que apontam sempre para uma lógica de aproximação, tendo em vista suas consequências e apropriações. Este esforço reside na evidencia de que Informação e Comunicação interferem diretamente no modo de entender, registrar e intervir no mundo, num processo contínuo e indispensável para qualquer área do conhecimento e atividade humana. Como tal determinam o acesso às coisas do mundo, assim como indicam como a ele pertencer, num processo permanente de tornar visíveis os acontecimentos, as coisas e os sujeitos.
5) Nos conceitos sobre comunicação está implícita a ideia de inter-relação, assim como o conteúdo da informação “é o rastro que uma consciência deixa sobre um