Psicologia Organizacional
Nome:
Matrícula:
Curso: Administração Pública
Polo: Paracambi
Disciplina: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
1 - Tendo em vista o que foi lido sobre a teoria de Taylor aplicada às fábricas no início do século XX, disserte sobre a relação da Psicologia Organizacional (denominada Psicologia Industrial àquela época) com esse contexto taylorista.
A Psicologia Organizacional foi o divisor de águas, para o crescimento industrial, onde foi aprimorada a motivação dos trabalhadores com a satisfação no seu ambiente de trabalho, em relação a seus pares, seus encarregados e chefias em geral, e ainda promoveram o desenvolvimento de programas de qualidade de vida e pesquisas.
Com o desenvolvimento administrativo, o regime de contrato no final do século XIX, foi levado à falência. Esse regime era a única forma de organização do trabalho na época, com base na divisão da produção em segmentos e a sua entrega para empresários independentes. Como outros exemplos, pode-se citar: as ferrovias transcontinentais nos EUA, o rifle winchester a máquina de escrever Remington.
O regime de contrato acarretava muita diversidade dos métodos de organização da produção no cotidiano do trabalhador e muitos problemas decorrentes da falta de padronização de peças e procedimentos por parte dos fornecedores. Não foi apenas a falta de padronização que gerava problemas, muitas empresas contratavam trabalhadores “inadequados” ao trabalho como prisioneiros, órfãos e “mulheres”.
Continua...
Segundo Dan Clauson, aproximadamente 1/3 da força de trabalho na Inglaterra até a metade do século XIX foi composta desses elementos. Nos EUA o uso de presidiários pelas empresas também foi comum nesse período. O relatório da Child Employment Comission (relatório oficial do parlamento britânico de 1864) faz menção ao aluguel de crianças por parte de intermediários para as tarefas arriscadas e recusadas pelos adultos, como por exemplo: a limpeza das