psicologia organizacional
Do texto O Que Pode Fazer O Psicólogo Organizacional, de Antônio Virgílio Bittencourt Bastos e Ana Helena Caldeira Galvão-Martins.1
Alunas: Danielly Steffanny
Amanda Freitas
O Que Pode Fazer O Psicólogo Organizacional
A regulamentação do exercício da psicologia, que é aqui entendido como aplicação de conhecimentos psicológicos a problemas humanos; como profissão aconteceu como em varias outras, apenas uma consolidação de uma atividade já existente, sem a preocupação com o seu desenvolvimento posterior. A Legislação aponta para o profissional dois caminhos de atuação no mercado: ensinar psicologia e o exercício como psicólogo, realizando diagnóstico, orientação e mensuração psicológica para seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas humanos. Consolidaram-se, portanto, três grandes áreas de atuação do psicólogo, além do ensino: a clínica, escolar e a industrial.
O desenvolvimento dessas áreas de atuação não ocorreu em plena sincronia, as duas vertentes citadas acima e definidas pela legislação como as suas devidas atividades do profissional, ganharam bastante destaque, pois desde o inicio da aplicação da mesma no Brasil ela esta intimamente relacionada o apoio psicológico a psicopatas, aplicação de testes de nível mental, a questão educacional e os estudos da psicotécnica.
Essa ultima, que de destina a aplicação da psicologia ao trabalho não era valorizada como acontece atualmente, daí a preferência pela área clinica; enquanto a formação clinica fica com o papel principal as outras áreas ficam com a figuração e a Psicologia Organizacional fica sendo vista como a área dos profissionais medianos que não conseguiram realizar nenhuma proeza pessoal.
Informação totalmente distorcida acredita-se que devido ser um campo onde o profissional é caracterizado apenas como um reprodutor de objetivos técnicos, sem poder de intervenção nos processos decisórios organizacionais, limitando-se a intervenções superficiais. Visão que afastou