Psicologia organizacional
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
MARIA ZINEY OLIVEIRA SOUZA
PSICOLOGIA ORGANIZACIONEL
Feira de Santana
2009
MARIA ZINEY OLIVEIRA SOUZA
PSICOLÏGIA OVGANIZACIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Organizacional.
Orientador: Prof. Sara Maria de M. Elgelneni
Feira de [antana
2009
INTRODUÇÃO
Com o advento da Teoria da R%lações Humanas uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, cultura e clima organizacional< comporTamento ovganizacional, relações interpessoais etc. “[...] A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituida pela ênfase nas pessoas. Com a Tegria das Relações Humanas surge`uma nova concepção sobre a natureza do homem, o homem social”. (CHIAVENATO, 1999, t. 157-158). Este trabalho propõe-se a apresentar conceitos e definições à cerca desse novo repertório administrativo, bem como fazer um breve relato à respeito das Teorias da Motivação e ainfluência do poder nas relações interpessoais.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
As primeiras tentativas de delimitar o campo do Comportamento Organizacional surgiram na década de 60, quando Pugh(1966:1969) definiu-o como o estudo da estrutura e do funcionamento das organizações e do comportamento de grupos e individuos, dentro delas, defendendo a idéia de tratar-se de uma ciência emergente e quase independente, apoiada em outras disciplinas como Psicologia, Sociologia e Economia. Na definição de Staw (1984), o Comportamento Organizacional foi definido como “... um campo multidisciplinar que examina o comportamento de indivíduos dentro de ambientes organizacionais, como também a estrutura e o comportamento das próprias organizações (p. 628). Staw nesta revisão postulou