Tercerização
Introdução
A empresa onde foi realizada esta pesquisa atua com Tecnologia automotiva, Tecnologia Industrial, Bens de consumo e tecnologia da construção. Está presente na America do Sul desde 1924. No Brasil desde 1954, está presente em 10 localidades e emprega cerca de 10.500 colaboradores. A unidade pesquisada esta localizada em Campinas/SP.
A análise do processo de terceirização foi feita através de pesquisa junto a funcionário da área.
Empresa: Robert Bosch Ltda
Segmento de atuação/principal atividade: Fornecimento de tecnologia e serviços
Localização: Rod Anhanguera km 98 Boa Vista Campinas/SP
Setor Terceirizado: Transporte
Terceirização
A necessidade de criar e sustentar vantagens competitivas tem proporcionado o surgimento de novos negócios com o intuito de reduzir custos e tornar os produtos e serviços mais competitivos. Nesse contexto, surgiu a terceirização, que ganha destaque e se solidifica como uma das atividades mais eficientes na racionalização de recursos humanos.
A terceirização como qualquer modelo de gestão apresenta vantagens e desvantagens para a empresa e devem ser levadas em consideração e muito bem analisadas.
Adotando a terceirização, a empresa poderá concentrar seus recursos e esforços na sua própria área produtiva, na área em que é especializada, melhorando a qualidade do produto e sua competitividade no mercado.
Com isso, pretende-se uma redução de custos, principalmente dos custos fixos, transformando-os em variáveis, e aumentando os lucros da empresa, gerando eficiência e eficácia em suas ações, além de economia de escala, com a eliminação de desperdícios. Haverá diminuição do espaço ocupado na empresa, atividades que antes lhe pertenciam foram terceirizadas, não só de pessoal como de material, ocorrerá a criação de empregos na terceirizada, um aperfeiçoamento de mão-de-obra, distribuição de rendas entre os participantes do processo, concentração de