O etnocentrismo na escola
O conceito de etnocentrimo Parte do estudo do estudo do grande choque e da grandeestranheza que se dá no encontro de dois ou mais grupos diferentes. Surge então, o grupo do “EU” e o grupo do “outro”, tendo o primeiro como o real, absoluta e principal referência e a segunda como algo exótico, excêntrico,anormal e primitivo (Everaldo Rocha,1988, p.36)
Como vivemos em sociedade, o homem vê o mundo através de uma cultura, e tem como conseqüência a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.
Essa tendência e denominada etnocentrismo que é responsável em casos extremos pelo grande numero de conflitos sociais.
No etnocentrismo o ponto fundamental de referência não é a humanidade, mas sim o grupo.
Alguns comportamentos etnocêntricos mais acentuados é o costume de discriminar os que são diferentes ou que pertencem a outro grupo social.
No ambiente escolar esse tipo de discriminação também acontece, pois é na escola que se reúnem ser humano com as mais diferentes culturas. E é justamente aí que os professores devem começar a agir, e a forma mais eficiente para se passar por cima do etnocentrismo é tentando unir pessoas que estão no mesmo ambiente, sem forçá-las a adotar o ponto de vista do outro, mais aceitar e respeitar a diferença dos outros.
O nosso cotidiano escolar esta impregnada do mito da democracia racial, um dos aspectos da cultura da classe dominante que a escola transmite, não desprezando as diversidades culturais trazidas pelos alunos.
A proposta de uma educação maltada para a diversidade coloca a todos nós educadores o grande desafio de estar atento ás diferenças econômicas, sociais e raciais, e de buscar o domínio de um saber critico que nos permite interpretá-las.
Será preciso rever o saber escolar e também investir na formação do educando, possibilitando-lhe uma formação teórica diferenciada, e a escola precisa mostrar aos seus alunos que existe outras culturas na qual terá o dever