Etnocentrismo
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
NOME MARIA CIZALTINA NAZAR BACELAR
(Como o professor pode, através do seu trabalho, superar o papel do etnocentrismo presente na escola.)
Cidade Corumbá MS
2009
NOME Maria Cizaltina Nazar Bacelar.
(Como o professor pode, através do seu trabalho, superar o papel do etnocentrismo presente na escola.)
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Processo Educativo no Contexto Histórico sob orientação das professoras Sandra Rampazzo e Adriana Santos. Tutor de Sala: Adelma. Tutora Eletrônica: Beatriz de Libos
Cidade Corumbá ms
2009
A escola é um local aonde se reúne seres humanos com várias e diferentes culturas. Mas nós os humanos, nos consideramos único e, por isso, pensamos ser donos da verdade; Alguns de nós, até pensamos que o que não é nosso, ou não procede de nós pode ser uma espécie de ameaça ou afronta e, isso é considerado etnocentrismo.
O etnocentrismo dificulta o relacionamento de diferentes grupos, com isso, a pessoa que muitas vezes não sabe que é etnocentrica, por não saber até mesmos que esta palavra existe e, qual é seu significado; Isto acaba formando grupos, aonde ele tem que ser o centro das atenções e, que a opnião das outras pessoas não importa, para ele é nada ,simplesmente descarta, não leva em consideração.
Temos exemplos o tempo todo, como, nas gangs e, manifestações de grupos de jovens que muitas vezes não aceitam uma determinada regra ou uma determinada imposiçao e, com isto as manifestações até chegar a ponto de confrontos e, agreções de todos os tipos, etc.
Isto muitas vezes vem do convívio familiar, pois seus pais