Nr 16
A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à caracterização da energia elétrica como sendo o 3° agente periculoso é a Lei n° 7.369 de 22 de setembro de 1985, que institui o adicional de periculosidade para os profissionais da área de eletricidade. A portaria MTb n° 3.393 de 17 de dezembro de 1987, numa atitude casuística e decorrente do famoso acidente com o Césio 137 em Goiânia, veio a enquadrar as radiações ionizantes, que já eram insalubres de grau máximo, como o 4° agente periculoso, sendo controvertido legalmente tal enquadramento, na medida em que não existe lei autorizadora para tal.
NR-16 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS
Esta NR estabelece os procedimentos nas atividades exercidas pelos trabalhadores que manuseiam e/ou transportam explosivos ou produtos químicos, classificados como inflamáveis, substâncias radioativas e serviços de operação e manutenção.
Atividades e Operações Perigosas
Quais são as atividades perigosas?
São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aqueles que, por sua natureza ou m todos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.
O que são Explosivos?
São substancias capazes de rapidamente se transformarem em gases, produzindo calor intenso e pressões elevadas.
Trabalhos relacionados com explosivos.
Armazenamento Transporte Escorva dos cartuchos de explosivos Carregamentos de explosivos Detonação Manuseio de Explosivos.
NR 16.5 O