Etnocentrismo
Etnocentrismo é um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor, seja pela sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir.
Basicamente, quando julgamos qualquer outro comportamento, hábito, costume etc. utilizando o nosso como padrão, estamos agindo de forma etnocêntrica. É uma atitude comum do ser humano.
Agora, o etnocentrismo exacerbado pode trazer grandes prejuízos, quando os portugueses resolveram catequizar os índios, pois os consideravam bárbaros, foi uma postura etnocêntrica. Eles não aceitaram a diferença.
Etnocentrismo nos dias de hoje:
Nos dias de hoje, eu posso citar os ESTADOS UNIDOS que olha para as nações mais subdesenvolvidas com altivez e desdém!
Posso citar o NAZISMO, por que, infelizmente ainda existe nos dia de hoje, como um exemplo NEFASTO DE etnocentrismo. Pois, para eles apenas a cultura deles é a certa, a cultura deles é superior a todas as demais. E deu no que deu.
Mas o coqueluche do etnocentrismo de hoje sem dúvida alguma é das religiões fundamentalista de qualquer doutrina que acha que apenas "ELES" vão para o céu, e que apenas os ensinamentos da congregação "DELES" é a verdadeira.
Esses sem dúvida ganham a medalha de ouro com louvor.
Ta aí os mulçumanos xiitas e os neo-pentecostais ,que não me deixa mentir.
Etnocentrismo na escola O espaço escolar se presta a diversas análises. Podemos analisá-lo a partir das relações grupais ou, mais especificamente, procurando entender as dificuldades e problemas que ocorrem nas relações entre os grupos. E uma categoria antropológica que nos ajuda a entender essa problemática é a do etnocentrismo.
O espaço escolar é um dos espaços em que se reúnem seres humanos com as mais diferentes procedências. E aqui começa a se manifestar o problema: Nós, os humanos, nos consideramos únicos e, por isso mesmo,