Lorena souza
Etnocentrismo
BIBLIOGRAFIA: ROCHA, Everaldo. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção primeiros passos; 124).
PENSANDO EM PARTIR
Etnocentrismo é definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades, ou seja, utilizar critérios de um determinado grupo para entender o outro. O etnocentrismo é um acontecimento onde são reunidos tanto elementos intelectuais quanto elementos emocionais e afetivos. “Talvez o etnocentrismo seja, entre os fatos humanos, um daqueles de mais unanimidade”. (p. 8).
No etnocentrismo ocorre um conflito cultural, pois há a existência do grupo do “eu”, que tem os mesmos aspectos, ou seja, que procedem de maneiras semelhantes entre si. Por outro lado, existe o grupo do “outro”, o grupo do “diferente”, que faz coisas de modo diferente do nosso e sobrevive á sua maneira. “Esse choque gerador do etnocentrismo nasce, na constatação das diferenças. A diferença é ameaçadora porque fere nossa própria identidade cultural”. (p. 8 e 9). O etnocentrismo ocorreu, e ocorre em varias sociedades, entretanto, na nossa, ganhou um caráter colonizador.
Everardo Rocha, conta uma história sobre o pastor que foi conhecer e conviver com os índios e comprou diversas coisas para levar para os integrantes da tribo. Para ele, comprou um relógio do mais moderno e cheio de funções. Chegando à tribo ele distribuiu seus presentes, e durante alguns meses em que ele já estava lá convivendo, um índio se interessou pelo seu relógio. Após muita insistência o pastor acabou cedendo e dando o relógio para o índio. Em um determinado momento o índio chamou o pastor e mostrou o relógio dele pendurado em um galho cheio de ornamentos, servindo de enfeite. O pastor certo tempo depois, em seu escritório, olhou para parede de seu escritório que estava cheio de arcos, flechas, e outros elementos indígenas. Nesse momento ele se