Sociograma Completo
O presente projeto tem como finalidade analisar o relacionamento interpessoal dos alunos do quarto ano A, do ensino fundamental da Escola Municipal de Lunardelli, estado do Paraná, no qual subsidiará na coleta de dados sobre o comportamento sócio – afetivo dos alunos, como características de lideranças ou de dificuldade de interação. Estes dados serão obtidos por meio da Técnica Sociométrica, a qual levara os alunos a basear-se em escolhas e rejeições pessoais, desta forma é possível que o docente possa verificar como anda a socialização de seus educandos e aprimorar seu trabalho em sala de aula para a socialização de todos.
1. INTRODUÇÃO
Em decorrência de mudanças socioeconômicas e culturais que afetaram todos os setores da sociedade, inclusive a educação. As escolas necessitaram de mudanças, redefinindo seu papel e aumentando o numero de pessoas no processo educacional. Desta forma a escola assume a responsabilidade pelo desenvolvimento integral do discente, para que o processo de aprendizagem e socialização aconteça de maneira eficaz.
Com o objetivo de estudar o homem em relação com o meio que está inserido, a teoria de Jacob Moreno (1889-1974) explica como ao longo de nosso desenvolvimento , construímos nossos papeis ,definindo nossa relação com a sociedade.
O teste sociométrico do qual resulta o sociograma, segundo Moreno (1972-p. 83):
“É um instrumento que serve para medir a importância da organização que aparece nos grupos sociais. Consiste expressamente em pedir ao sujeito que escolha, no grupo ao qual pertence ou ao qual poderiam pertencer, os indivíduos aos quais gostaria de ter como companheiros”
A partir então desta técnica, segundo Moreno (1972) é possível detectar a organização de determinado grupo, verificando-se crianças que lideram as escolhas, do grupo daqueles que são isolados.
2. JUSTIFICATIVA
Toda criança deseja ser valorizada pelo grupo em que esta inserida. Na sala de