O que é comunicação social
A comunicação está presente em todos os lugares, por exemplo, em um estádio de futebol(nos gritos da torcida, nas cores das bandeirinhas, nos números das camisetas dos jogadores,nos gestos, apitos e cartões do juiz e dos bandeirinhas, no placar eletrônico, nos alto falantes eradinhos de pilha, nas conversas e insultos dos torcedores, em seus gritos de estímulo, notrabalho dos reportes, radialistas, fotógrafos e operadores de TV. O próprio jogo é um ato decomunicação.A comunicação não existe por si mesma, como algo separado da vida da sociedade. Sociedadee comunicação são uma só. Não poderia existir comunicação sem sociedade, nem sociedadesem comunicação.
Comunicação e socialização
A comunicação foi o canal pelo qual os padrões de vida da sua cultural foram-lhe transmitidos, pelo qual aprendeu a ser “membro” de sua sociedade. Foi assim que adotou a sua “cultura”
(os modos de pensamento e de ação, suas crenças e valores, seus hábitos e tabus)A comunicação confunde-se com a própria vida. Pessoas que foram impedidas de secomunicarem durante longos períodos, enlouqueceram ou ficaram perto da loucura. Acomunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social.
Os meios em nossa vida
É um erro considerar os meios de comunicação social (TV, jornais, novelas, rádios) comorepresentando o maior vulto na comunicação global da sociedade.No seio do associativismo em ascensão e da luta pelo fortal ecimento da “sociedade civil” o homem está reaprendendo a comunicação pessoa a pessoa.
Do grunhido ao satélite
A comunicação evoluiu de uma pequena semente – associação inicial entre o signo e umobjeto – para formar linguagens e inventar meios que vencessem o tempo e a distância,ramificando-se em sistemas e instituições até descobrir o mundo com seus ramos.A comunicação humana tem um início nebuloso. Não se sabe como os homens primitivoscomeçaram a se