Tercerização
A Terceirização é um conceito moderno de produção, que se firma na parceria consciente entre as empresas especializadas em determinados ramos. Terceirização é o conjunto de transferência de produção de partes que integram o todo de um mesmo produto.
Para que a terceirização cumpra a sua verdadeira função será preciso que haja planejamento na empresa; ter um objetivo traçado a ser atingido e uma noção real de modernidade e busca da qualidade do produto a ser terceirizado.
É exatamente neste âmbito que se enfoca a terceirização; por se tratar de um projeto moderno e arrojado de Administração, onde se busca claramente a qualidade, eficiência ligada a uma redução de custos aparentes e concentrando seus esforços e energia na atividade principal da empresa, atingindo desta forma a eficácia, com a otimização da gestão.
1- Definição
Consideram-se terceiros, todas aquelas pessoas físicas ou jurídicas prestadoras de serviços, que colocam mão-de-obra à disposição da empresa, sem vínculo empregatício.
É um processo gerenciado de transferência a terceiros das atividades acessórias e de apoio ao objetivo da empresa (atividade de meio), permitindo que esta concentre seus esforços na sua atividade principal (atividade fim).
a) São exemplos de áreas terceirizáveis:
- Advocacia
- Arquivo
- Engenharia
- Limpeza
- Mensageiros
- Recrutamento e Seleção, etc.
b) Como Fatores Positivos temos os seguintes pontos
- Desburocratização
- Simplifica a organização
- Focalização na atividade estratégica
c) Modalidades
*Os Prestadores de Serviços: são aqueles que mediante contrato de prestação de serviços, agilização de mão-de-obra de pessoas jurídicas legalmente constituídas.
*Mão-de-obra avulsa: Existe uma utilização de mão-de-obra para atividades de carga e descarga, fornecida pelos sindicatos de trabalhadores: estivadores,