Ipv4
Renata de M. Lustosa Machado
José Batista Freire Júnior
UNICE – Ensino Superior
Roteamento
Prof. Luiz Claudio Foly
29/10/2012
Introdução
O protocolo IPv4 é a tecnologia que está por trás da rede mundial internet. O rápido crescimento da internet tem esgotado esta tecnologia e muitos esforços têm sido feitos para sua evolução. Entre as limitações apresentadas pelo IPv4, podemos destacar o uso de endereços compostos por 32 bits, dividido em classes.
Histórico
O Protocolo TCP/IP surgiu com a ARPANET, onde eles precisavam fazer com o que os computadores se comunicassem entre si, de forma padronizada, daí surgiu o TCP/IP. Os militares precisavam de uma rede de extrema confiabilidade, já que informações sigilosas seriam trafegadas pela mesma.
A criação do TCP/IP foi em 1974, por Vint Cerf e Bob Kahn. Eles publicaram "A Protocol for Packet Network Interconection".
Endereçamento IPv4
O IP foi projetado para permitir a interconexão de redes de computadore que utilizam a tecnologia de comutação de pacotes. O ambiente inter-rede consiste em Host's conectados a redes que por sua vez sao interligadas através de gateways (roteadores). As redes que fazem parte da inter-rede variam de redes locais até redes de grande porte.
Os gateways utilizados na internet, também são chamados de routers ou roteadores.
Para melhorar a sua distribuição, os endereços foram agrupados em classes. Cada classe utiliza um número diferente de bytes para identificar a rede. Como mostra a figura 2.1. O número restante de bytes é usado para identificar a máquina na rede. Na realidade, em qualquer uma das classes, o primeiro byte não é integralmente usado para identificar a rede, pois parte do byte é usada para identificar a classe à qual o endereço pertence.
Através da divisão de classes, é possível endereçar uma quantidade razoável de redes. O