IPV4
O presente trabalho tem como objetivo apresentar conceitos e características do IPv6, dando uma breve introdução sobre o IPv4 e o esgotamento de seus endereços.
O IPv6 é um protocolo que vem para suprir a limitação de endereço IP que tem no IPv4, causados pelo aumento das demandas de utilização da comunicação entre os equipamentos eletrônicos e serviços prestados. Assim, com o desenvolvimento da informação e maior desempenho da comunicação de dados ocorreu o aumento de protocolos para atender as necessidades.
O IPv6 conta com um serviço desenvolvido para alta qualidade de sua segurança baseado na criptografia, para o protocolo da camada de rede IP ou para as camadas superiores de protocolos TCP/IP. O serviço inclui controle de acesso, integridade não orientada à conexão, autenticação da origem dos dados e confidencialidade.
O grande desafio do IPv6 é tentar resolver o problema da falta de segurança que existe no IPv4. Com a abertura da Internet para o setor privado, principalmente comercial, os problemas de segurança ficaram críticos.
PROTOCOLO IP
O IP é o protocolo mais importante na Internet, ele é quem define as regras através das quais as informações fluem na rede mundial, uma das principais regras diz que cada computador deve ser identificado univocamente na rede, ou seja, sem possibilidade de engano. Essa identificação é feita através de um número, chamado de endereço IP, numero IP ou, simplesmente, IP.
Esse numera deve ser único, de modo que não existam na internet dois dispositivos com o mesmo endereço.
2.1 O esgotamento dos endereços IP
A Internet não foi projetada para ser a grande rede que é hoje, ela começou como um projeto para interligar os centros de pesquisa relacionados ao departamento de defesa estadunidense. Logo, foi aberto á outros centros e universidades. Seu crescimento foi muito rápido desde o inicio, porque ela funcionou muito bem, e se mostrou bastante útil. Ainda assim, em 1983, havia apenas cerca de 300