ipv4
Conforme mostra a figura, um protocolo IPv4 define muitos campos diferentes no cabeçalho do pacote. Estes campos contêm valores binários que os serviços IPv4 usam como referência ao enviarem pacotes através da rede.
Segue abaixo a definição de cada campo do cabeçalho IPv4:
Versão - Contém o número da versão IP (4).
Comprimento do Cabeçalho (IHL) - Especifica o tamanho do cabeçalho do pacote.
Tipo de Serviço - O campo Tipo de Serviço contém um valor binário de 8 bits que é usado para determinar a prioridade de cada pacote. Este valor permite que um mecanismo de Qualidade de Serviço (QoS) seja aplicado aos pacotes com alta prioridade, como os que carregam dados de voz para telefonia. O roteador que processa os pacotes pode ser configurado para decidir qual pacote será encaminhado com base no valor do Tipo de Serviço.
Comprimento do Pacote - Este campo fornece o tamanho total do pacote em bytes, incluindo o cabeçalho e os dados.
Identificação - Este campo é usado principalmente para identificar unicamente os fragmentos de um pacote IP original.
Flag Mais Fragmentos - A flag Mais Fragmentos (MF) é um único bit no campo Flag usado com o Deslocamento de Fragmentos na fragmentação e reconstrução de pacotes. O bit da flag Mais Fragmentos é configurado, o que significa que ele não é o último fragmento de um pacote. Quando um host de destino vê um pacote chegar com MF = 1, ele examina o Deslocamento de Fragmentos para ver onde este fragmento deve ser colocado no pacote reconstruído. Quando um host de destino recebe um quadro com MF = 0 e um valor diferente de zero no Deslocamento de Fragmentos, ele designa este fragmento como a última parte do pacote reconstruído. Um pacote não fragmentado possui todas as informações de fragmentação iguais a zero (MF = 0, deslocamento de fragmentos = 0).
Flag Não Fragmentar - A flag Não Fragmentar (DF) é um único bit no campo Flag que indica que a fragmentação do pacote não é permitida. Se o bit da flag