Psicologia organizacional
A aprendizagem tem tido um crescimento grande visto que o ser humano vem buscando cada vez mais o conhecimento.
Se antes a escola era considerada o a única fonte de aprendizado hoje as pessoas tem buscados outros locais como jornais, revistas, televisão, internet, artigos científicos, livros.
Sendo assim as organizações tem se preocupado em ter uma educação continuada para seus colaboradores, não que antes não havia, porém nos dias atuais as pessoas buscam o conhecimento com mais determinação.
É também visto que, com os colaboradores mais atualizados, quem ganha são as organizações que tendem a ter colaboradores com comportamento mais aguçado, pois querem alcançar algum objetivo. Também se percebe que a organização tem tentado com a educação continuada desenvolver mais o lado intelectual da organização, pára que com isto, seus clientes sejam mais bem atendidos e que a qualidade do serviço seja melhor.
Um dos grandes benefícios que a aprendizagem tem nos dado é que tem transformado as organizações em empresas mais flexíveis, aceitando os erros como se fossem uma experiência positiva, e com oportunidade para que seus colaboradores aprendam com seus próprios erros.
Podemos então definir Aprendizagem como algo que veio para as organizações com o intuito de fazer a transformação no comportamento.
Existem vários tipos de comportamentos sendo eles:
Usual – aquele que da ao ser humano a possibilidade de organizar o pensamento
Provável- aquele que poderia ter acontecido
Perceptivo- quando se esperada que alguém descreva o que foi visto
Passado- Quando se pode descrever algo que aconteceu, mas não necessita ser imediato, podendo ser descrito mais tarde.
Encoberto- quando o individuo pensa em algo, imagina.
Futuro- Quando o individuo deseja algo e tem interesse por alguma coisa.
Então podemos perceber que o comportamento pode ser afetado não somente pelo fator ambiental, mas também pelo individual.
Mas há também o processo de