Psicologia organizacional e do trabalho
A psicologia Organizacional estuda o ser humano na organização. Este estudo abrange treinamento e motivação dos recursos humanos na empresa, assim como a criação de condições organizacionais de trabalho que auxiliem na criação de clima propício para que funcionários possam atingir suas metas de trabalho e desenvolvimento profissional. A psicologia organizacional em seu contexto mais amplo, coloca ênfase nos aspectos grupais e organizacionais do trabalho.
TEMA 1 - A CIÊNCIA DA PSICOLOGIA
A psicologia é o estudo de todos os aspectos do pensamento e do comportamento humano. No final do século XX, a psicologia cresceu surpreendentemente.Com novas tecnologias de pesquisa, novos campos de investigação e novas abordagens para o estudo do comportamento e dos processos mentais levando a uma maior especialização dentro da psicologia e maior colaboração com outras ciências.
A psicologia do desenvolvimento estuda o crescimento físico e mental dos seres humanos desde o período pré-natal, passando pela adolescência, a idade adulta e a velhice. Os psicólogos infantis concentram-se em bebês e crianças. Preocupam-se em saber se os bebês nascem com personalidade e temperamento distintos, como aprendem uma língua e desenvolvem sua moral.Os psicólogos da adolescência especializam-se em saber de que modo a puberdade e a busca de identidade podem tornar esse período da vida bastante difícil para alguns jovens. Os psicólogos da maturidade preocupam-se com a idade adulta e as diferentes maneiras por meio das quais os indivíduos ajuntam-se aos parceiros, ao papel dos pais, à meia idade, à aposentadoria e, por fim, à perspectiva de morte.
A Psicologia Fisiológica investiga a natureza biológica do comportamento, dos pensamentos e das emoções humanas.Os neuropsicológicos estão interessados no cérebro e no sistema nervoso. Os psicobiológicos se especializam na bioquímica do corpo e na forma como os hormônios, os medicamentos e as drogas sociais afetam as pessoas.Alguns