Psicologia Organizacional e do Trabalho
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta um resumo geral do livro da disciplina de Psicologia Organizacional e do Trabalho, bem como a psicologia como ciência e suas principais áreas de estudo.
Nele, produzimos uma interpretação de personalidade e o comportamento humano juntamente com a psicologia da personalidade.
Apresento a cultura como fator imprescindível numa organização desde sua formação individual até a realização profissional.
Consta também o comportamento organizacional numa visão micro-organizacional e meso-organizacional; cultura organizacionais e por fim, o homem contemporâneo e suas contribuições.
2 DESENVOLVIMENTO
A psicologia e suas contribuições.
Inicialmente, o conceito de psicologia como ciência, é imprescindível para inteirarmos deste tema tão interessante onde visa proporcionar amplas contribuições para a experiência do comportamento humano.
Segundo Rampazzo e Ricieri (2009, p. 04) “a psicologia é o estudo do comportamento e dos processos mentais. Algumas pessoas poderiam pensar que os psicólogos estão interessados apenas em comportamentos anormais. Na verdade, eles estão interessados em todos os aspectos do pensamento e do comportamento.”
Com o surgimento de novas tecnologias de pesquisas, pode-se notar que a psicologia teve um grande avanço científico tentando solucionar os problemas nos aspectos do pensar e, sobretudo do comportamento humano; com o crescimento desta ciência, fatores que contribuíram para que isso acontecesse notavelmente foram os novos campos de investigação juntamente com as novas abordagens levando as diversas áreas de estudo da psicologia a um estudo eficaz dividindo os psicólogos do desenvolvimento como responsáveis pelo o estudo do crescimento físico e mental dos seres humanos desde o período pré-natal, adolescência, adulta e a velhice, sendo