Psicologia Organizacional e do Trabalho
TRABALHO 4º BIMESTRE
Discentes:
Alan Suffi, Clauciana dos Santos, Emilly Aquino, Juliana Guilhem, Luiz Fernando Pitoli
Docente: Marilia Bazan Blanco
Disciplina: Psicologia Organizacional e do Trabalho
Cornélio Procópio ∕ PR
2013
Atividades
1) POT (Psicologia Organizacional e do Trabalho)
a) Definição e Objetivos
A Psicologia Organizacional, é uma das diversas especializações da Psicologia e refere-se ao desenvolvimento e à aplicação de princípios científicos no ambiente de trabalho.
A principal influência sobre o campo da psicologia organizacional foi o trabalho de TAYLOR, um engenheiro que estudou longamente a produtividade de funcionários durante o final do século XIX e início do século XX. POT.
A psicologia, organizacional é conhecida como uma das diversas especializações da psicologia e refere-se à aplicação dos princípios e métodos psicológicos no ambiente de trabalho, sua fonte é a psicologia geral, mas principalmente a psicologia social. “A psicologia organizacional é comumente definida como o estudo científico do comportamento humano em organizações de trabalho” (O`BRIEN). Segundo Spector (2006) o campo da psicologia organizacional possui duas divisões: a industrial que originou o campo, preocupando-se com o ajuste funcional, seleção, treinamento e avaliação de desempenho. A outra é a organizacional, ancorada nas relações humanas, com o foco no indivíduo e preocupada em compreender o comportamento individual e coletivo vislumbrando o bem-estar dos funcionários em seu ambiente de trabalho. No final do século XIX a psicologia adentra como área inovadora na análise das condutas humanas no trabalho. Os trabalhos iniciais concentravam-se em questões de desempenho no trabalho e deficiência organizacional. Hugo Munsterberg junto com Walter Dill Scott podem ser considerados os principais fundadores da Psicologia Organizacional. Em 1913 Munsterberg publicou