Psicologia Organizacional - Estudo de caso
Curso – Psicologia –
Disciplina: Psicologia Organizacional e do Trabalho
Professora:
ESTUDO DE CASO BRADESCO Teresina / PI
Outubro de 2014 Imagine que você é o Psicólogo Organizacional do Bradesco. A Empresa está abrindo várias agências novas e, seguindo os padrões da cultura organizacional, precisa promover pessoas internamente para assumir a liderança dessas novas filiais.
Como ou o quê você faria para identificar/selecionar os funcionários que estariam preparados para assumir as novas funções de liderança? Partindo do pressuposto que todo profissional tem a possibilidade de se tornar um bom líder, nosso trabalho é identificar, desenvolver e aprimorar competências técnicas e comportamentais específicas de um líder. Um bom líder necessita de competências como, comunicação assertiva, comprometimento, busca por evolução contínua, criatividade, conhecimentos sobre os processos internos de trabalho, capacidade para lidar com situações de estresse e pressão e capacidade de transformar situações difíceis em oportunidades de crescimento, e mais ainda o líder tem que ser confiável tem que saber trabalhar bem em grupo e respeitar suas decisões, tem que ter disposição para aprimorar suas habilidades. Se encontrou o profissional que reúna essas habilidades, o próximo passo é investir na formação, oferecendo cursos de extensão, pós-graduação e treinamentos específicos em liderança.
Considerando que você já tenha selecionado os novos líderes, mas que apesar de ter potencial para o novo desafio, eles ainda não estão completamente prontos. Escolha três competências de liderança que você acredita que são importantes para o Bradesco e faça um Plano de Ação para formação de novos líderes, escolhendo métodos e estratégias (técnicas, instrumentos, ações) para desenvolver essas três competências nos novos gerentes do Bradesco.
1- Estratégia - Habilidade de planejar ações com antecedência, gerenciar o tempo, acompanhar as ações e executar