musica
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Descobrir que os sentidos são as portas de entradas das informações e que são recebidas pelas sensações e percepções relacionadas ao comando do cérebro.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Reconhecer os orgãos dos sentidos.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Brincar com o corpo 1º momento - O professor traz para sala de aula a seguinte proposta, trabalhar com o corpo, a palavra “corpo” e a imagem do corpo. Nesse sentido, inicia com a sensibilização do corpo, com o toque. As crianças de olhos vendados ouvem o comando do professor e tocam no seu próprio corpo. O professor nesse momento, propõe a brincadeira de modelar o corpo, ele vai falando e as crianças vão tocando o próprio corpo com as pontas dos dedos para: a) sentir a cabeça e as partes que a compõe, percebendo as partes duras e as partes moles; b) tocar nos braços e nas próprias mãos, percebendo o formato, as partes duras e as partes moles. c) Tocar no tronco, abdômen, nas coxas, nas pernas e nos pés, percebendo o formato, as partes duras e as partes moles.
2º momento - As crianças sentam na roda para descrever a experiência. Cada uma diz o que sentiu, o que percebeu quando tocou o seu próprio corpo e escuta o relato das outras crianças. 3º momento - O professor organiza as crianças em duplas e cada uma verifica no corpo do colega as partes que são flexíveis, fazem a brincadeira do boneco de mola, dobra as partes que tem flexibilidade, um colega faz no outro depois troca de lugar.
Atividade 2 - Falar sobre a experiência vivenciada
1º momento – as crianças em duplas falam uma para a outra quais as partes do corpo que são flexíveis, depois combinam como desenhar os movimentos de flexibilidade que conseguiram fazer no corpo do colega.
2º momento – crianças desenham as múltiplas imagens do corpo humano,