SIMBOLOS SAGRADOS
Símbolos Sagrados
Os símbolos sagrados traduzem visualmente o significado de uma religião. Além de serem muito importantes dentro do contexto religioso, os símbolos são inseridos na cultura mundial, uma vez que quase toda a população sabe quais são os símbolos das principais religiões existentes no mundo, se tornando uma figura de manifestação tradicional daquela fé.
São eles: Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, Cristianismo, Candomblé, Umbanda e cada uma possui um símbolo reconhecido com seus respectivos significados e simbologia no contexto cultural mundial.
Símbolos do hinduísmo
O hinduísmo é muito rico em simbolismo. Muitos símbolos são considerados auspiciosos e emblemas são colocados nas casas e templos para atrair fortuna e boa sorte.
Os principais símbolos são: Om, Swastika, Lotus, Bindi, Tilak, Trishula (tridente), Yantra, Vaca, Concha, Divya, Linga, Mãos em oração (namaste), Pratik, Kalasha.
Hoje irei falar do Om que é o mais importante de todos os símbolos hindus. Om, também chamado de Aum, é um som sagrado e considerado o maior de todos os mantras. A sílaba, Om é composta por três sons a-u-m. Em sânscrito, o A e o U combinados formam o O. ele representa as mais importantes trindades:
- Os 3 mundos : terra, atmosfera e céu.
- Os 3 maiores deuses hindus: Brahma, Shiva e Vishnu- As 3 escrituras sagradas dos Vedas: Rig, Yajur e Sama
O Om representa a essência de todo o Universo. Ele é pronunciado no início e fim de todos os mantras, orações e meditações.
Ele é desenhado por 3 curvas, um ponto e um semicírculo. A curva maior (de baixo) representa o estado desperto do ser humano (jagrat). Nesse estado a consciência é voltada para o exterior através de todos os sentidos. Essa curva é maior pois é o estado da consciência humana mais comum. A curva de cima representa o estado de sono profundo (shushupti) ou o estado inconsciente. É o estado onde todos os sonhos e desejos estão