Psicologia Organizacional do Trabalho
Apontar as definições de clima e cultura organizacional, suas divergências e aproximações, realizando uma interlocução criticas entre os autores destas temáticas.
2. Clima Organizacional
Clima organizacional compreende um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamentos que existem em uma organização e está ligado à maneira como o colaborador entende, interpreta e reage à cultura organizacional, suas normas e seus costumes (LEITE, S/A).
Gomes e Menezes (2010) pontuam que a utilização frequente de pesquisas sobre clima organizacional por parte das empresas deve-se à abrangência teórica do construto e à capacidade de avaliar características complexas que interferem e influenciam a organização, como liderança, relacionamento interpessoal, reconhecimento, recompensa, entre outras, com base nas percepções dos trabalhadores da organização. E, tem como objetivo, melhorar o relacionamento entre a organização e seus colaboradores (BISPO, 2006).
Por isso, a pesquisa de clima deve contemplar a análise de variáveis da organização como o trabalho propriamente dito, a fim de conhecer a percepção dos colaboradores com relação ao trabalho, horários, distribuição de tarefas, suficiência de pessoal;
2.1. Aspectos e Variáveis do Clima
2.1.1 Motivação
A Motivação é a força que impulsiona os interesses tanto da organização como do individuo, modifica a qualidade de vida das pessoas e a qualidade dos serviços prestados.
Na proposta de McGregor ele teoriza a motivação em X e Y. A primeira (X) assume que as pessoas são preguiçosas e que necessitam de motivação, já que o trabalho é intrinsecamente desagradável para a maioria, pois encaram o trabalho como um mal necessário para ganhar dinheiro e não se interessam pelos objetivos da organização tendo necessidade do controlo e da direção rígida. A segunda (Y) baseia-se no pressuposto de que as pessoas querem e necessitam trabalhar, como também podem ser criativas se estiverem devidamente motivadas. O