Inclusão
INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS- UMA REALIDADE
Saber o que está em nosso poder significa, principalmente, não se deixar arrastar pelas circunstâncias, nem pelos instintos, nem por uma vontade alheia, mas afirmar nossa independência e nossa capacidade de autodeterminação.
CHAUÍ
RESUMO
A inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais, na escola regular, é hoje um dos desejos de uma sociedade que ainda marginaliza e discrimina seus especiais. O maior desafio é mudar a mentalidade preconceituosa instalada, desencadeando um movimento coletivo ao longo dos anos, através da ação de profissionais da educação, mudar e reverter esse quadro. Destaco que a inclusão das pessoas com deficiência é benéfica. No entanto, a inclusão escolar não é um processo rápido, automático e sim um processo gradativo, além de ser responsabilidade de toda sociedade, que deve estar comprometida, viabilizando assim, a plena integração do indivíduo.
Palavras-chave: Interação, Inclusão, Mudanças, Escola e Família.
SUMÁRIO
RESUMO
INTRODUÇÃO...................................................................................................5
capítulo 1 aspectos legais:leis e deveres 7
CAPÍTULO 2
A ESCOLA INCLUSIVA E SEU GRUPO DOCENTE......................................10 capítulo 3 inclusão dos deficientes físicos......... ........12 capítulo 4 inclusão de deficientes visuais ou com baixa visão 15
CAPÍTULO 5
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ 18
CAPÍTULO 6
A QUESTÃO É: DEFICIÊNCIA MENTAL 21
CAPÍTULO 7
INCLUSÃO DE ALUNOS SUPERDOTADOS 24
CAPÍTULO 8
A FAMÍLIA E A INCLUSÃO 27
CONCLUSão 29
REFERÊNCIAS