Psicologia no trabalho
DO TRABALHO
Resumo: Este artigo objetiva, mediante algumas incursões teóricas e de uma análise sociopsicológica, discutir a forma como o trabalho está organizado em nossa sociedade, bem como as repercussões psíquicas provocadas pelo trabalho sem sentido. As condições e as exigências do mercado de trabalho na atualidade rotinizam e amortecem o sentido da vida, deixando no corpo as marcas do sofrimento, que se manifestam nas mais variadas doenças classificadas como ocupacionais, além de atentar contra a saúde mental.
Palavras-chave: psicodinâmica; trabalho; saúde mental.
Abstract: The objective of this paper is to discuss, trhough some theoretical incursions and a socio-psycological analysis, the way labor is organized in our society and the psychic repercussions criated by the non-sense labors. Conditions and requirements imposed by the current work market make life a matter of routine and deaden its sense, leaving scares of sufferings on bodies which are manifested by various diseases taken as occupational ones and constitute an attack to mental health.
Key words: psychodynamic; labor; mental health.
JOSÉ ROBERTO HELOANI
CLÁUDIO GARCIA CAPITÃO
2): 102-108, 2003 m dos objetivos mais recentes da saúde mental não se restringe apenas à cura das doenças ou a sua prevenção, mas envidar esforços para a balhar em excesso e a divertir-se muito pouco; outras, pelo contrário, passam os dias a divertirem-se; outras ainda não conseguem fazer nem uma coisa nem outra. Sabe-se hoje que tanto o trabalho, quanto a diversão em proporções satisfatórias são critérios para avaliar um funcionamento psíquico saudável.
Na realidade, ao contrário do que muitos possam supor, a organização do trabalho não cria doenças mentais específicas. Os surtos psicóticos e a formação das neuroses dependem da estrutura da personalidade que a pessoa desenvolve desde o início da sua vida, chegando a certa configuração relativamente estável, após o