Psicologia no filme Intocáveis
Fisioterapia - FS1P32
Psicologia aplicada a fisioterapia
“Intocáveis”
Acadêmica:
Cleccye Rosane Silva de Souza
Professor: Marcelo Victor Vasconcelos Sousa
Palmas-TO, 17 de Março de 2014.
Este resumo tem por finalidade descrever a relação entre o filme Intocáveis e os assuntos estudados em sala da disciplina psicologia aplicada a fisioterapia. O filme retrata a vida de Philippe que é tetraplégico que procura um auxiliar/cuidador que possa ajuda-lo nas atividades do dia a dia.
A personalidade de Philippe é encaixada em uma das estruturas de personalidade que Freud desenvolveu, o superego onde tal se caracteriza por: inibição através da punição ou culpa; forçar o ego a se comportar de maneira moral; e a tentativa da perfeição na sociedade, como mostra no filme Philippe é uma pessoa que se priva de certas coisas por culpar sua deficiência, usando um dos mecanismos de defesa, a repressão exemplo disso é o fato com que age em relação afetuosa com o sexo oposto, onde esconde da mulher que ele mantém contato por cartas que ele é tetraplégico por medo de que ela se afaste dele e por medo de frustrações. A filha de Philippe se encaixa em outra estrutura de personalidade desenvolvida, o Id onde no filme retrata uma garota que não usa os valores da ética e moral, e em uma situação como o término do namoro ela busca uma solução imediata sendo exigente e não aceitando frustrações.
Driss é um morador do subúrbio de Paris que passou 6 meses na prisão e não tem nenhuma formação para o cargo de auxiliar/cuidador, porém busca o emprego como forma de não conseguir o emprego para conseguir o auxilio desemprego do gorverno para sustentar sua família, suas atitudes despreocupadas e sua personalidade chamam a atenção de Philippe. Que busca alguem