os intocaveis
Matéria: Psicologia.
Resenha sobre o filme: “Intocáveis”
O filme francês Intocáveis (2012), baseado em fatos reais, é um retrato de como duas pessoas podem se ajudar. Philippe é um homem extremamente rico e culto que, devido a um acidente, ficou tetraplégico. Driss um jovem que vive em condições precárias e que já cometeu atos que o levaram preso. Duas pessoas de mundos diferentes, de educação diferentes, que se encontram e fazem desse encontro algo enriquecedor para a vida de ambos.
Driss é contratado por Philippe para ser seu assistente pessoal, cuidando de suas necessidades básicas e o ajudando em determinadas tarefas que são impossíveis para um tetraplégico. Apesar de inicialmente Driss não possuir credenciais para este trabalho, Philippe decide dar ao rapaz uma chance. Essa chance foi dada não foi porque ele viu um potencial profissional no jovem, mas simplesmente porque Philippe estava cansado de ser tratado de forma “cuidadosa”, como se ele fosse quebrar a qualquer momento. Driss o tratava normalmente, sem compaixão. Falava com ele fazendo piadas e muitas vezes até esquecia a sua real condição física. Isso fazia com que Philippe se sentisse mais humano, mais comum e mais vivo.
Já Driss, com sua espontaneidade e, às vezes, inocência conquista seu empregador e outras pessoas da casa. Ele aprende a ver a vida de outra forma. Antes ele se encontrava perdido e com muita frequência colocava-se em posição de risco. A partir da convivência com Philippe, ele renasceu de outra maneira.
Trata-se de um filme que fala do encontro de dois seres cheios de necessidades que aprendem sobre o amor e o respeito. Eles tiveram a coragem de se entregar a esse encontro inusitado e que muitos jamais acreditaram ser possível. Da ousadia de experimentar um encontro os dois saíram transformados para melhor.
- Quais foram os métodos usados pelo paciente e terapeuta para se relacionarem?
Driss foi contratado para ser cuidador de Philippe. Não tinha