ciencias sociais - intocaveis
CIÊNCIAS SOCIAIS
SOROCABA 2013/2
Filme : Intocáveis
Direção de : Olivier Nakache, Eric Toledano
Trabalho de Ciências Sociais, sobre o filme Intocáveis, uma comédia dramática de origem francesa, que aborda temas sociais. Com articulações aos conteúdos dados em aula, e algumas referências sobre sociologia.
SOROCABA 2013/2
SUMARIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Alunas do curso de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP) – Campus : Sorocaba, fizeram uma análise crítica do filme Intocáveis, articulando com conteúdos dados em aula e usando diversas teorias que englobam a sociologia perante ao relato que o filme nos traz.
"Intocáveis”(baseado em fatos reais) traz a história de um aristocrata que contrata um jovem para ser o seu cuidador após um acidente de parapente, o que o deixou tetraplégico.
Driss, afro- americano, um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Driss é uma companhia revigorante e diferente do que Philippe está acostumado. Segue-se então a história que mostra o surgimento de uma grande amizade entre os dois. Driss parece ter confiança que Philippe irá melhorar se ele o tirar daquela vidinha monótona que ele leva. Se faz bem ou não fisicamente eu não sei dizer, mas com certeza acompanhar o estilo de vida de Driss faz com que ele fique mais feliz. Ainda será milionário e cercado de uma equipe que cuidará dele, mas mais feliz.
No final das contas, nota-se que toda essa história é baseada em estereótipos raciais e sociais, o que se torna interessante para uma análise crítica diante da sociologia , fazendo com que o público compreenda melhor o que se passa por trás deste fato.
Com a sociologia, as questões