introdução do que é retórica Resumido
Ser retórico é ter o domínio em falar bem, convencer ao outro através da forma qual se fala.
Retórica, uma palavra de vários significados de uma percepção boa e/ou má. Recebe sentido negativo quando utilizada por aqueles que querem enrolar aos demais com sua “lábia”.
Positivamente, é designada aos que fazem da boa linguagem ferramenta para ajudar na compreensão do receptor da mensagem, de modo que o mesmo não precise realizar esforço para absorver o assunto.
Todos nós agimos retoricamente, quando queremos transmitir algo, quando queremos que os outros tenham uma visão da coisa semelhante ou igual a nossa, quando abusamos de bons argumentos para convencer as pessoas mostrando-as necessidades nossas e interesses de ambos que a faça consolidarmos o que desejamos.
Dentro dos estudos da comunicação humana (como disciplina) “retórica” examina, descreve, prescreve e a avalia atos e eventos que visem influenciar percepções, sentimentos, atitudes e ações, com palavras e outros símbolos.
Como matéria de ensino e pesquisa, associa-se ao estudo do discurso enquanto conjunto de práticas comunicativas de uma pessoa ou grupo.
1- O casamento dos interesses
Agir retoricamente, seja uma pessoa ou um grupo, favorece interesses no transmissor e receptor. A retórica realiza o entrelace dos interesses. O transmissor tem que utilizar bons argumentos para despertar no alvo um desejo pela coisa, tem que mostrar vantagens para obter vantagens, seja no comércio, politica ou em outros casos.
1.1-A retórica comercial
Todo vendedor precisa cativar seu cliente para que o mesmo realize a compra, precisa ser retórico a ponto de convencê-lo de que o produto irá suprir suas necessidades e atender a seus desejos, que lhe será útil e lhe proporcionará prestigio, segurança, conforto.
Qualquer pessoa ou grupo que busca promover o casamento dos interesses com a retórica no comércio, poderá usar argumentos falsos, mentir e omitir informações, talvez por falta de conhecimento