DUARTE, M, E. Termos da oração In: VIEIRA, S & BRANDÃO, S. Ensino de Gramática. Descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008, pp. 185-203.
Maria Eugênia Duarte é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente em estudos de variação e mudança sintática envolvendo o sistema pronominal das gramáticas do português em suas modalidades falada e escrita. Contribuiu com seus conhecimentos para o livro O Uso de Gramática – Descrição e Uso, escrevendo o capítulo intitulado “Termos da Oração”, no qual aborda as relações gramaticais que se estabelecem nos termos da oração, de uma forma prática e plausível.
Duarte inicia o capítulo “Termos da Oração” criticando a clássica tripartição dos termos em “essenciais”, “integrantes” e “acessórios”. Ela afirma que a clássica tripartição “não contribui para uma visão das relações entre os constituintes da oração”. Além disso, a nomenclatura empregada pode “induzir o aluno a pensar que os chamados termos “essenciais” são mais importantes de que os demais”. A descrição da autora é feita baseada na análise do predicado antes do sujeito e justifica que no predicado encontram-se os elementos que projetam os constituintes centrais da oração, incluindo o próprio sujeito. A autora cita a crítica feita por Perini (1985), que critica a teoria da gramática tradicional em relação aos seus critérios e definições de sujeito e predicado.
Ao contrário da Gramática Tradicional, a autora começa sua reflexão pelo predicado, argumentando que neles encontram-se os elementos centrais da oração. Duarte questiona a divisão feita pela Gramática Tradicional em “verbais”, “nominais” e “verbo-nominais”, e demonstra de forma clara e objetiva as repostas do questionamento. A análise da autora é feita baseada nos