Estrela Guia
Estudo de Caso individual – Empresa Estrela Guia – Módulo 4 ESTA ATIVIDADE PODERÁ SER FEITA INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO DE ATÉ 4 PESSOAS.
Luiz Carlos é o encarregado da compra e do controle de estoque de todo o material administrativo da empresa Estrela Guia. Por não se tratar de um setor estratégico para a empresa, as compras de material administrativo não são centralizadas no departamento de compras gerais da Estrela Guia. De acordo com o diretor geral, Marcos Pacheco – um jovem formado em finanças por Harvard –, o departamento de compras é enxuto e deve se concentrar nas áreas chaves do negócio, com foco estratégico. Por isso, as compras de material administrativo não são tratadas como prioridade. Até o limite do orçamento mensal, o Luiz Carlos tem autonomia para decidir o que, quando e como comprar, de acordo com as necessidades da rotina da empresa. As metas de Luiz Carlos, que servirão para medição de seu bônus anual são:
i. cumprir o orçamento em 95% na apuração anual; ii. não deixar faltar material administrativo; iii. ter material administrativo da melhor qualidade; iv. buscar os menores preços no mercado. Luiz Carlos costuma fazer a suas compras em fornecedores locais, a maioria de atacadistas e revendedores de fabricantes, que têm menor prazo de entrega e flexibilidade nos prazos de pagamentos. Com essa tática, ele vem conseguindo atender as suas metas (i), (ii) e (iv). Para atingir a meta (iii), Luiz Carlos usa uma espécie de “comitê de consulta informal”, formado pela Lediane, secretária direta do diretor geral e que, por isso, é formadora de opinião; pelo João Paulo, chefe do setor de serviços gerais, que sabe de tudo que não é bem aproveitado na empresa; e pelo Roberto Bastos, seu chefe direto e diretor administrativo, que, além de tudo, é a pessoa que o avalia. Luiz Carlos está a cinco anos na Estrela Guia e, desde que foi promovido a encarregado do material administrativo há dois anos, tem alcançado as suas