Resenha do filme “Quase Deuses”
O filme Quase Deuses narra a história real de Vivien Thomas (1910-1985), um afro-americano e do Dr. Alfred Blalock (1899-1964) de uma forma bem marcante. Numa época que o preconceito racial era bem evidente, pois os negros não podiam frequentar os mesmos lugares que os brancos, nem tinham as mesmas oportunidades de estudo para atingir maiores níveis de conhecimento. Vivien tinha uma mente brilhante e queria trabalhar em prol da medicina; Blalock era ambicioso, queria mais reconhecimento pelo seu trabalho do que o que já tinha, porém, juntos desafiaram regras, realizaram várias experiências, inclusive na tentativa de descobrir uma melhor maneira de realizar cirurgias cardíacas, derrubando o mito na época, do coração intocável. Vivien sofreu muito preconceito por ser negro e por não ter diploma médico para atuar legalmente, realizava seus experimentos, obtendo êxito em todos, mas não tinha o devido reconhecimento, tanto do Dr. Blalock como da equipe médica e da sociedade em geral.
Também podemos ver de forma clara as dificuldades que todo profissional da área de saúde enfrenta para poder cumprir com suas obrigações. Apesar das condições dos tempos passados serem totalmente diferentes dos atuais, a dedicação e a coragem são as mesmas do filme.
1) Qual é o período da historia humana que transcorre o filme? Cite 3 acontecimentos históricos que tiveram impacto sobre a humanidade nesse período?
Quebra da bolsa de valores de Nova York , provocando grave crise econômica e financeira com repercussão mundial.
Lutas sobre o preconceito e o racismo, lutas de classes, greves, passeatas (Martin Luther King)
Revoluções no mundo científico (vacinas, cirurgias, novas técnicas e novos remédios), avanço tecnológico (homem vai a lua, bomba atômica).
2)Cite e descreva e analise, três violações éticas apresentadas no filme:
Racismo: a ignorância, o preconceito racial e o conflito racial estão implícitos no filme , podendo ter