Relatório de Educação Inclusiva
Educação Inclusiva - 2º Semestre de 2014
"Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente"
Grupo Los Soñadores
Introdução
Este relatório tem como objetivo tratar o assunto do preconceito, seja ele relacionado à raça, classe social ou deficiência (que são os mais comuns e tratados com mais frequência).
Baseado em uma história real, o filme "Intocáveis" trata do preconceito para com o próximo e do auto preconceito. Duas cenas do filme serão tratadas neste relatório com o intuito de deixar claro cada tipo de preconceito nelas expressas.
Como base, foi utilizado o texto "Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação". AMARAL, Lígia.
O preconceito
As dificuldades encontradas pelas pessoas em seu convívio social tem um denominador comum; a presença de preconceitos e a decorrente discriminação vivida, ainda com mais intensidade, pelos significativamente diferentes, impedindo-os, muitas vezes de vivenciar plenamente sua própria infância.
O preconceito nada mais é que uma forma de defesa, uma defesa psicológica, onde o autor do mesmo sente-se ameaçado de alguma forma pelo outro, porém a origem desta "ameaça" é social.
Podemos dividir os tipos de preconceitos em quatro possíveis itens.
1) Anomalia: fato descritivo, se manifesta como diversidade no espaço. A vida biológica é anômala. (A vida é diversa, não existe igualdade. Somos diversos em nossas igualdades).
2) Anormal: Diz respeito a um valor, a uma norma, não é necessariamente patológico, mas é um desvio.
3) Patológico: implica a contrariedade, o sofrimento, é anormal, mas pode ser considerado normal quando definido pelo frequência estatística.
4) Estereótipo: é algo imposto pela sociedade, são fornecidos pela cultura, funcionam como um biombo, uma máscara que retira a particularidade, concretiza o preconceito.
"Intocáveis"
O filme trata