Relatório - educação inclusiva
A construção de uma sociedade inclusiva é um processo de fundamental importância para o desenvolvimento de um Estado Democrático. Em uma sociedade inclusiva, as diferenças sociais, culturais e individuais são utilizadas para enriquecer as interações e a aprendizagem entre os seres humanos. Trata-se de uma mudança profunda no comportamento e na atitude das pessoas. No caso das pessoas com necessidades especiais, promover a compreensão da diversidade é a forma mais coerente de favorecer a inclusão social e a aprendizagem dessas pessoas. Diante disso, surgiram os seguintes questionamentos:
• O papel da escola em relação ao desenvolvimento das pessoas com necessidades especiais está sendo exercido com eficácia ou não existe autonomia na execução das atividades inerentes a este processo? • A família contribui no processo de inclusão social ou a sua participação ainda é tímida e inexpressiva?
OBJETIVOS
GERAL
• Conhecer as dificuldades encontradas pelas pessoas com necessidades especiais e a exclusão dos mesmos na sociedade, ocasionadas pelo fato da inexistência de uma educação inclusiva ampliada e especializada.
ESPECÍFICOS
• Verificar a interação social e educacional das pessoas com necessidades especiais;
• Procurar conhecer as dificuldades das pessoas com necessidades especiais;
• Contribuir para um melhor desenvolvimento das pessoas com necessidades especiais.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM AVANÇO NO ENSINO FUNDAMENTAL
1. EDUCAÇÃO ESPECIAL
Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial integra-se à proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com transtornos globais de desenvolvimento e atos habilidades/superdotação. Nesses casos e nos demais, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial articula-se com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades