Psicologia escolar
A psicologia escolar é o ramo da Psicologia que trabalha com as questões que dizem respeito à educação como um todo.
O psicólogo escolar pode trabalhar prestando assessoria, estando inserido no ambiente escolar ou órgãos afins.
Considera-se de extrema importância a psicologia como ciência e profissão para a educação através do trabalho efetivo do psicólogo, fazendo parte da equipe multidisciplinar.
O psicólogo inserido no ambiente escolar poderá auxiliar os professores e alunos em suas relações interpessoais, para o atendimento e entendimento dos conflitos emocionais e comportamentais. É o profissional qualificado para propor ações de prevenção e intervenção, criando espaços de escuta e de ressignificação da escola, colocando o conhecimento e o fazer psicológico a favor da Educação e das pessoas.
No que se referem às atividades mais específicas do psicólogo escolar, estas poderão contemplar toda a comunidade escolar: professores, familiares, estudantes, equipe técnica, gestores e funcionários.
São muitas as atividades que o profissional poderá desenvolver no ambiente escolar, dentre elas citamos:
Atuar na elaboração do projeto político-pedagógico da escola
O psicólogo deverá levar em conta o projeto político pedagógico, procurando compreender e conhecer dados objetivos relativos à organização escolar, enfocando como ocorre a prática pedagógica. Esse processo permitirá o planejamento, desenvolvimento e avaliação de diferentes possibilidades de intervenção.
Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem
O psicólogo acompanhará os diferentes aspectos do processo de escolarização: relações familiares, relação com os colegas, práticas institucionais e contexto social.
Outra possibilidade de atuação refere-se ao acompanhamento dos alunos em conselhos de classe, no cotidiano da escola, nas dificuldades que surgem no processo de escolarização.
Caso o aluno necessite de uma avaliação psicológica, o psicólogo escolar irá