Psicologia Escolar
Trabalho executado sob exigência da Disciplina de Psicologia Escolar I como requisito parcial para obtenção de nota do 6° Semestre Curso de Psicologia da FASIPE. Sob a orientação da professora: Claudia Adriana Vagner
SINOP/MT
2013
ELEMENTOS TEÓRICO-CRÍTICOS DESELVOLVIDOS NO CAMPO DA PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL O texto fala sobre uma postura mais crítica sobre: fundamentos da Psicologia Escolar; o papel da Psicologia na formação e atuação docente e nos ideários pedagógicos; uma análise crítica da produção teórica na área; a subjetividade e a educação. Não se trata de uma reflexão mais individualista do grau de relevância em relação às demais ciências que também estudam estes assuntos como a Pedagogia, a Filosofia Da Educação e a Sociologia etc. O interesse e fazer uma analisem, uma pequena reflexão sobre estes assuntos. Sendo assim, destacamos alguns tópicos abaixo:
Pressupostos da necessidade da Psicologia Escolar romper com o modelo de atuação tradicional.
Análise crítica dos fundamentos da Psicologia Escolar.
Estudos feitos por vários autores e publicações de livros: Psicologia e Ideologia – uma introdução crítica à Psicologia Escolar de Maria Helena de Souza Pinto (1984) e demais autores como: Patto, Khouri, Antune, Ferreira, Souza etc., sinalizam a necessidade de mudanças.
Todos eles de alguma maneira contribuíram para a nova discussão da relação entre escola e sociedade no contesto histórico do capitalismo. Sendo que, devido aos questionamentos acabou que houve um rompimento do modelo clinico de atuação. Sendo que, no fim da década de 1980 e inicio da década de 1990 surgem produções literárias que buscam compreender as maneiras pelas quais, ocorre o fracasso escolar, sobre outro olhar, não mais culpando somente o aluno.
Questões sociais e culturais, crianças pobres e abandonadas, sem estrutura em suas casas para estudar. Praticas escolares